Agricultura Familiar: Castanha de caju e banana estão entre os produtos com bônus em fevereiro

A lista com os produtos e os estados contemplados tem validade até 9 de março

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou recentemente a relação dos produtos agrícolas que têm bônus de desconto aos agentes financeiros operadores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os valores se referem ao mês de janeiro de 2021.

Além da castanha de caju e da banana, integram a lista o abacaxi, cará/ inhame, manga, maracujá e a raiz de mandioca.

O recebimento de bônus do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) ocorre quando o valor de mercado de algum dos produtos do programa fica abaixo do preço de referência, permitindo ao produtor obter desconto no pagamento ou amortização das parcelas de financiamento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Agricultura Familiar no Brasil

Atualmente o Brasil ocupa a 8ª posição entre os países que mais produzem alimentos. Segundo o Censo Agropecuário de 2018 a prática é responsável pela economia de 90% dos municípios com até 20 mil habitantes. Mais que isso, 40% da população economicamente ativa depende dessa atividade, assim como 70% dos brasileiros que vivem no campo.

No mundo, essa atividade representa 80% de toda a produção mundial de alimentos. O cultivo está distribuído em 500 milhões de produtores rurais, que ocupam 90% das propriedades agrícolas existentes.

 

Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.