API +Brasil – Integração dos sistemas de compras à Plataforma +Brasil

Dentro da perspectiva de simplificação, integridade e transparência, cada vez mais sistemas de compras eletrônicas no país estão sendo integrados à Plataforma +Brasil. Com as integrações até então promovidas e disponíveis para uso, mais de 1.400 (mil e quatrocentos) órgãos estaduais e municipais já estão sendo atendidos, de forma que estes não mais necessitam inserir manualmente os processos de compras nos seus instrumentos de Transferências Voluntárias executados na Plataforma.

Hoje, já existem 7 (sete) sistemas integrados e disponíveis para uso: Comprasnet, Pregão Eletrônico SIGA / Compras BR, Portal de Compras Públicas, ComprasNet.Go, Lance Eletrônico,  BNC Compras e LICITANET, e 6 (seis) encontram-se em fase de teste, a exemplo do Licitações-e do Banco do Brasil.

Objetivando dar transparência ao processo de integração, sempre que um novo sistema de compras eletrônicas é incorporado à Plataforma, a lista com a relação de todas os sistemas já disponíveis no Portal da Plataforma +Brasil é atualizada. A referida lista pode ser encontrada no portal, no menu “ASSUNTOS GERAIS”, seção “Ajuda”, opção Manuais e Cartilhas.

Interessados no assunto podem também consultar essas informações nos Comunicados de 2020 nº 02, 07, 08 e 11, publicados pelo Departamento de Transferência da União (DETRU), no menu Comunicados no Portal da Plataforma.

Além disso, objetivando atender ao disposto no § 3º, do art. 1º, do Decreto nº 10.024, de 20 de setembro de 2019, foi disponibilizado o Manual de Integração da API +Brasil, contemplando orientações para que sejam realizadas integrações de sistemas externos de compras eletrônicas com a API (Application Programming Interface) REST da Plataforma +Brasil. Por meio do endereço de e-mail seges.api-plataformamaisbrasil@planejamento.gov.br, é possível esclarecer dúvidas e obter orientações relativas à integração.

 

Fonte: Ministério da Economia