Boas práticas de alimentação no ambiente escolar

No começo de maio, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizou mais um Encontro Técnico de Nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PANE). O evento, aconteceu em Brasília/DF e foi destinado aos nutricionistas vinculados ao programa na região Centro–Oeste.

Este primeiro encontro de 2019 teve como principal objetivo destacar a importância do nutricionista na sociedade, atualizando seus conhecimentos em educação alimentar e nutricional. Os profissionais também tiveram a oportunidade de trocar experiências e contribuir para a disseminação de escolhas alimentares mais saudáveis, que colaborem para o bem-estar das crianças e jovens da rede pública de ensino.

Durante a abertura do evento, o Diretor de Ações Educacionais do FNDE, Arcione Viagi, falou sobre a responsabilidade do profissional em garantir a qualidade da alimentação e destacou a importância de se construir um legado que faça a diferença no futuro dos estudantes. “É na infância que construímos as bases, os hábitos que perduram na vida do jovem e do adulto”, enfatizou.

Na ocasião, Arcione também lançou o livro da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional – 2ª edição e fez a entrega dos certificados aos municípios que concluíram as quatro etapas do concurso. O material reúne as 30 melhores ações realizadas por escolas de todo o Brasil, no âmbito da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. “O resultado dessa jornada se materializa na edição desse livro. É a realização de um trabalho conduzido brilhantemente’’, completou o diretor.

A Coordenadora-Geral do PNAE, Karine Santos, reforçou a necessidade da promoção de uma alimentação balanceada no ambiente escolar. “É no momento da escola, é nesse espaço pedagógico que a gente consegue formar hábitos alimentares mais saudáveis’’, incentivou a coordenadora.

 

Fonte: Ministério da Educação