Brasil e Argentina discutem andamento de obras de infraestrutura na fronteira entre os dois países

Brasil e Argentina discutem andamento de obras de infraestrutura na fronteira entre os dois países

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, reuniu-se, na semana passada, com o ministro de Obras Públicas da Argentina, Gabriel Katopodis, o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, e outros representantes do governo argentino. Na pauta das discussões, obras de infraestrutura na área de fronteira e apresentar outras iniciativas do MInfra que atendem, direta ou indiretamente, aos interesses dos dois países.

A construção da ponte que ligará Porto Xavier, no Rio Grande do Sul, a San Javier, do lado argentino foi uma das futuras obras discutidas. Freitas explicou que o projeto para construção da ponte está em andamento e que as obras que serão custeadas pelo Governo Federal deverão começar no primeiro semestre de 2021.

“Já temos orçamento para essa obra, e a Argentina se comprometeu a facilitar a passagem de trabalhadores e equipamentos para agilizar os estudos geotécnicos e levantamento topográfico”, explicou Tarcísio Gomes de Freitas. “Já temos uma agenda a curto prazo e sabemos o quanto é importante fortalecer conexões para a nossa política de transportes”, completou.

O ministro também reforçou o compromisso do Governo Federal com as concessões, principalmente aquelas que compreendem o Bloco Sul dos aeroportos, que são Foz do Iguaçu/PR, Uruguaiana/RS, Bagé/RS, Pelotas/RS, Navegantes/SC, Joinville/SC, Curitiba/PR e Londrina/PR. Além disso, foi discutida a possibilidade em explorar a hidrovia do Mercosul, comtemplando tanto o lado argentino como o lado paraguaio.

 

 

Fonte: Portal Gov.br