Censo Escolar 2022: primeira etapa acontece até início de agosto

Na primeira etapa do Censo, devem ser fornecidos dados da Matrícula Inicial

Os gestores municipais devem ficar atentos para o prazo de coleta da primeira etapa do Censo Escolar 2022. A Portaria 89/2022, define o cronograma de atividades do Censo Escolar da Educação Básica 2022 e estabelece o início do preenchimento para maio e o fim do prazo em 1º de agosto. As informações devem ser enviadas para o Sistema Educacenso.

A declaração envolve diversos atores nas secretarias estaduais e municipais de Educação. Os agentes são responsáveis pelo acompanhamento da execução do processo censitário de Estados e Municípios. Na primeira etapa do Censo, devem ser fornecidos dados da Matrícula Inicial. Tratam-se de informações de escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, de todos os estabelecimentos públicos e privados, de educação básica e educação profissional.

O Censo Escolar é realizado anualmente, e as informações servem de base para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e dos programas federais da educação, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

 

Com informações da Agência CNM de Notícias.