Como a reforma da Previdência impacta os beneficiários?

Entenda o impacto da reforma para aposentados, pensionistas e idosos de baixa renda

ENTENDA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA – PARTE 5

 

A PEC 6/2019, da reforma da Previdência, está propondo mudanças substanciais na lei, o que deixa muitas pessoas preocupadas. No entanto, é importante lembrar que quem já recebe a pensão, continuará recebendo o benefício integralmente, mesmo com a aprovação da reforma.

A mudança prevista pela PEC é a seguinte: quem se tornar pensionista após a aprovação da reforma, receberá até 60% do salário que o INSS pagava para o falecido, além de 10% para cada dependente adicional.

Atualmente, os beneficiários podem acumular pensão e aposentadoria, mas o governo também pretende mudar isso. Sendo a proposta aprovada, o pensionista aposentado deverá escolher um dos benefícios e receberá no máximo mais dois salários mínimos do segundo benefício.

Idosos de baixa renda vão receber R$ 400,00 a partir dos 60 anos de idade e um salário mínimo a partir dos 70. A título de comparação, hoje, idosos a partir dos 65 anos recebem um salário mínimo.

Crédito: TV Senado


A reforma da Previdência, prevista na PEC 6/2019, é do interesse de todos. Com base em uma série produzida pela TV Senado neste ano, abordando os principais pontos da reforma da Previdência, a Desenvolver Treinamentos traz esclarecimentos sobre o assunto, mostrando como as mudanças apresentadas pelo governo na proposta afetam a vida das pessoas.