Conheça a Isis, a Assistente Virtual Inteligente da Plataforma +BRASIL

A ISIS oferecerá aos usuários do Plataforma +BRASIL o acesso às informações de forma simples, objetiva e automatizada, com atendimento mais ágil e eficaz aos interessados e mais: com inteligência artificial. Ela estará disponível 24 horas por dia, sete dias da semana.

Ela é um chatbot, ou seja, um serviço de conversa e interação online por meio de aplicativo de mensagens disponível na página da Plataforma +BRASIL. Porém, o grande diferencial da ISIS é ser uma assistente virtual com inteligência artificial, ou seja, a ISIS tem a capacidade de entender o que o usuário quer dizer e de aprender com ele. Isto não ocorre em chatbots comuns, que são baseados em regras e respondem a partir de palavras-chaves previamente cadastradas.

A ISIS ainda se encontra em fase de aprendizado, e, por isso, é fundamental a paciência e compreensão dos usuários nessa etapa. É necessário, ainda, que os usuários avaliem o seu desempenho constantemente, pois entre erros e acertos nas respostas oferecidas, ela se tornará cada vez mais experiente e assertiva, entendendo cada vez mais as intenções e necessidades dos usuários.

A escolha para o avatar da ISIS foi uma homenagem do Departamento de Transferências da União a uma das servidoras com mais tempo de serviço, a Darci. Afinal, quem faz a diferença no serviço público são os servidores.

A assistente virtual pode ser acessada na página da Plataforma +BRASIL do governo federal, localizado no canto direito inferior da página. E neste momento, a ISIS será capaz de resolver assuntos relacionados aos temas:

– senhas de acesso
– reativação de conta
– normas e legislações
– ordem bancária de transferências voluntárias
– consulta, cadastro e alteração do proponente

Em breve, novos conhecimentos serão adicionados, aprimorando ainda mais a experiência dos usuários da Plataforma +BRASIL.

 

Fonte: Ministério da Economia