Conheça as vantagens de aderir ao PDDE Interativo

Ferramenta possibilita interação facilitada entre MEC, secretarias municipais e estaduais e escolas

Seu município já utiliza o PDDE Interativo? É uma ferramenta on-line de apoio ao planejamento e à gestão escolar desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com as secretarias municipais e estaduais, e mantida pela Secretaria de Educação Básica (SEB). O sistema possibilita que todas as escolas públicas estaduais, distritais e municipais possam utilizar uma metodologia de planejamento estratégico composta por um diagnóstico da situação atual da escola e por um plano de ações focado nos principais problemas identificados.

Além disso, por meio da ferramenta, o MEC viabiliza ações e planejamentos de programas que envolvem o repasse de recurso direto à escola. As ações são organizadas em etapas, de modo a auxiliar a equipe escolar a identificar seus principais problemas e a definir ações para alcançar os seus objetivos.

Plano de ação

As ações estão reunidas num plano, que está dividido em quatro etapas.

1ª etapa: Identificação. Nela, o sistema apresenta informações gerais sobre a escola, como o nome do diretor, da escola, do seu ambiente e do conselho escolar.

2ª etapa: Primeiros Passos. Organiza o ambiente institucional a fim de tornar participativo e legitimar o processo de planejamento junto à comunidade escolar.

3ª etapa: Elaboração do Diagnóstico. Possibilita que a escola perceba onde estão suas principais fragilidades.

4ª etapa: Plano Integrado. Contém os problemas e ações que a escola definiu para alcançar as melhorias desejadas.

 

Para solicitar o cadastro acesse: http://pddeinterativo.mec.gov.br/

Baixe o manual de alteração ou cadastro do PDDE Interativo.

 

Com informações do MEC e SEB.