Conheça o relatório de alfabetização lançado pelo MEC

Objetivo é contribuir para a melhora na qualidade das práticas de ensino de leitura, escrita e matemática

Elaborado a partir do trabalho de especialistas de vários países durante a I Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Evidências, ocorrida em outubro de 2019, O Relatório Nacional da Alfabetização Baseada em Evidências (Renabe) faz parte das ações de implementação da Política Nacional de Alfabetização (PNA).

Lançado na última semana pelo Ministério da Educação (MEC), traz consolidadas experiências bem-sucedidas de vários países sobre alfabetização, literacia e numeracia. A intenção é contribuir para a melhora na qualidade das práticas de ensino de leitura, escrita e matemática no Brasil.

Além de recuperar a capacidade de alfabetização, avançar na literacia e na numeracia, o Renabe traz um conteúdo que abrange uma diversidade de disciplinas e temáticas como ciências cognitivas, neurobiologia, aprendizagem e ensino da literacia e da numeracia, formação de professores e avaliação.

Nele, professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, profissionais da educação, gestores públicos, pais e responsáveis encontram conteúdos complexos em linguagem clara e acessível.

Acesse o Relatório

 

 

Com informações do MEC.