Depen realizou o I Seminário de Gestão, Fomento e Boas Práticas para a Oferta de Trabalho à Pessoa Presa

O objetivo foi incentivar a contratação de mão de obra prisional e orientar sobre as formas de comercialização dos produtos e aquisição de insumos, e divulgar as boas práticas de gestão de trabalho no sistema prisional

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), realizou, entre os dias 07 a 09 de agosto de 2019, o I Seminário de Gestão, Fomento e Boas Práticas para a Oferta de Trabalho à Pessoa Presa no Estado do Rio Grande do Sul.

O Seminário teve como objetivo incentivar a contratação de mão de obra prisional e orientar sobre as formas de comercialização dos produtos e aquisição de insumos, bem como a divulgação de boas práticas de gestão de trabalho no sistema prisional.

O evento foi organizado pela da Coordenação de Trabalho e Renda da Diretoria de Políticas Penitenciárias do Depen, pela SUSEPE-RS com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O tema abordado pelo seminário foi de grande importância para a divulgação dos casos de sucesso na contratação de mão de obra de apenados nas Unidades da Federação. Na ocasião, estiveram presentes gestores da Política de Trabalho, empresários com expertise na contratação do trabalho prisional, representantes de órgãos públicos, de representações comerciais e industriais, objetivando a disseminação de boas práticas.

O seminário serviu, ainda, para prestar esclarecimentos às empresas da iniciativa privada e gestores públicos que pretendam realizar convênios com a utilização de mão de obra prisional.

Para o Diretor-Geral do Depen, Fabiano Bordignon, é importante que haja a integração dos órgãos de execução penal na busca por soluções para melhorar o sistema prisional brasileiro. Além disso, o envolvimento de empresas na oferta de trabalho aos presos é fator determinante de sucesso da ressocialização.

 

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública