Diretor do MCTIC destaca projeto CITinova para construção de cidades sustentáveis

O diretor de Políticas e Programas de Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Sávio Raeder, destacou na semana passada o papel do Projeto CITinova na construção de políticas para cidades sustentáveis. Raeder participou da conferência internacional Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis, que aconteceu em São Paulo.

“O papel do MCTIC na discussão de cidades sustentáveis reside na proposição de políticas e programas de impacto local, que sejam baseadas em evidências científicas. Nosso compromisso, no governo federal, é contribuir para o cumprimento das metas do Acordo de Paris, seguindo na implementação da Nova Agenda Urbana, dos ODS da Agenda 2030”, disse.

O CITinova é um projeto do MCTIC com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente, gestão da ONU Meio ambiente e execução de entidades parceiras. Com abrangência nacional e projetos-piloto em Recife e Brasília, o projeto tem o objetivo de promover cidades sustentáveis por meio de soluções tecnológicas e metodologias de planejamento urbano.

A Conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis reúne a 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis e o 3º Encontro Global da Plataforma Global Cidades Sustentáveis. Com a participação de líderes governamentais, profissionais da cidade, sociedade civil, organizações internacionais e especialistas globais do setor privado, o evento debateu como planejar, financiar e implementar trajetórias de desenvolvimento sustentável para as cidades.

 

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações