Durante encontro em Curitiba, ministério estimula a criação de Conselhos de Igualdade Étnico-Racial

Foi realizado no final de outubro, na capital paranaense, o primeiro Encontro de Fortalecimento das Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Região Metropolitana de Curitiba. O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (SNPIR), esteve presente no evento.

A titular da SNPIR, secretária Sandra Terena, acredita que o envolvimento dos estados e municípios no fortalecimento das ações é essencial. “As políticas de promoção da igualdade étnico-racial precisam ser construídas com muito diálogo e respeitando as especificidades dos povos e comunidades tradicionais de cada localidade. Encontros como esse, que visam o fortalecimento dessas ações e incluem representantes da sociedade civil, são fundamentais para que as políticas públicas sejam desenvolvidas de maneira eficaz”, afirma.

Agenda

O Encontro contou com a participação dos municípios da região. Durante a atividade, a coordenadora-geral de Promoção da Igualdade Racial e Étnica do ministério, Rejane Barragan, palestrou sobre o Fortalecimento das Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial.

“A ideia é replicar esses encontros em todos os estados para, assim, ampliar o número de Conselhos, promovendo o debate e uma aproximação entre o Governo Federal, governos estaduais e municipais com a sociedade civil organizada”, afirmou Barragan.

 

Fonte: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos