Entes federativos podem solicitar caminhões frigoríficos para transporte da alimentação escolar

Ata do FNDE prevê a futura e eventual aquisição de 574 veículos para todo o Brasil

Estados e municípios podem solicitar ao Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE), a compra de caminhão frigorífico para realizar o transporte adequado de produtos da alimentação escolar.

A ata de registro de preços do FNDE prevê a futura e eventual aquisição de 574 veículos para todo o Brasil. Destes, 48 já foram adquiridos.

Além de ser um especialmente pensado para o transporte de produtos de forma segura, com a temperatura adequada para cada tipo de alimento, sejam eles congelados, resfriados ou secos, o caminhão é adquirido com valores abaixo daqueles praticados no mercado.

Os valores representam: R$ 244,6 mil, para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; e R$ 263,5 mil, para as regiões Norte e Nordeste, gerando uma economia de 23,1% e 16,9%, respectivamente, frente aos valores estimados inicialmente pelo FNDE.

O prazo para adesão vai até o dia 07 de dezembro de 2021.

Solicitação

Os entes federativos interessados na compra de caminhões frigoríficos devem ficar atentos ao procedimento para pedir adesão à ata do FNDE, pois depende da fonte de recursos utilizada para a aquisição dos veículos. O processo é realizado apenas de forma eletrônica. Para solicitações com recursos próprios, o ente interessado deve fazer o pedido diretamente no Sistema de Gerenciamento de Atas de Registros de Preço do FNDE (Sigarp), informando a fonte/origem dos recursos. Já para solicitações com recursos de transferência direta do FNDE, vinculadas a Termo de Compromisso do Plano de Ações Articuladas (PAR), é preciso validar o termo no Sistema de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). O pedido é então remetido ao Sigarp de forma automática. Dúvidas sobre a operação do Sigarp podem ser esclarecidas por meio do e-mail sigarp@fnde.gov.br.

 

Com informações do FNDE.