Estados e municípios utilizam sistema da Defesa Civil Nacional para alertas por SMS sobre coronavírus

Serviço de disparos para celulares alcança todo o Brasil e já gerou o envio de milhões de mensagens. Também há possibilidade de emissão via TVs por assinatura

O sistema de envio de alertas de desastres naturais por SMS, da Defesa Civil Nacional, está disponível para estados e municípios de todo o Brasil emitirem avisos e orientações à população no enfrentamento à proliferação do coronavírus. O serviço é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Vários alertas já foram emitidos pelas defesas civis locais e geraram o envio de milhões de mensagens para celulares cadastrados no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

“Por orientação do presidente Jair Bolsonaro, colocamos à disposição de todas as defesas civis do País um serviço que hoje tem quase 10 milhões de usuários. O envio dos alertas por SMS pode ser utilizado em caso de demanda específica de um município ou estado. Estamos prontos para responder ao desafio dessa grave pandemia que ameaça a população brasileira. É importante termos tranquilidade e seguirmos as orientações oficiais. Nós, da Defesa Civil Nacional, estamos prontos para ajudar o Brasil a vencer mais essa crise e sair ainda mais forte”, ressaltou o ministro Rogério Marinho.

O conteúdo dos alertas é de responsabilidade dos órgãos locais de proteção e defesa civil, que emitem a mensagem que mais atende às suas realidades. O Governo do Distrito Federal, por exemplo, utilizou o serviço para as seguintes recomendações: “A Defesa Civil do Distrito Federal recomenda que se evite a prática de atividades físicas ao ar livre nesses dias. Colabore no enfrentamento à pandemia do coronavírus”; “A Defesa Civil do Distrito Federal solicita que as pessoas permaneçam em suas residências. Só sair em caso de urgência e emergência”.

Atualmente, cerca de 100 Defesas Civis estaduais e municipais possuem credenciamento atualizado para fazer a inserção de informações e envio de alertas para a população, com orientações específicas para a região.

Como se cadastrar

Para receber os avisos gratuitos por SMS, os usuários interessados devem enviar uma mensagem do telefone celular para o número 40199. Na área de texto, é só indicar o CEP de interesse – é permitido cadastrar mais de um CEP. Com o cadastro feito, o celular está apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil.

Já os alertas em TV por assinatura são enviados diretamente aos televisores. O serviço está disponível em todos os estados do Brasil e não há necessidade de cadastro prévio.

Mais informação

Desde o dia 17 de março, todas as pessoas que circulam nos 34 aeroportos internacionais do País recebem avisos em seus celulares com orientações sobre o coronavírus, sem a necessidade de um cadastro prévio. A ação é fruto de articulação entre o Cenad, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional