FNDE abre ferramenta de reserva técnica para solicitação de livros didáticos

Confira o cronograma de etapas

A reserva técnica começou! O sistema PDDE Interativo/SIMEC está aberto para as secretarias de educação validarem as demandas de remanejamento das escolas de sua rede de ensino. O processo ocorrerá em fases distintas para escolas e secretarias de educação.

A reserva corresponde a 3% do quantitativo total de exemplares adquiridos para cada rede de ensino e se destina a ajustar as quantidades ao número de estudantes efetivamente matriculados. Os pedidos devem ser feitos por meio do sistema PDDE Interativo/Simec.

Nesta primeira fase, a reserva técnica priorizará demandas de remanejamento não analisadas ou recusadas, de acordo com o modelo definido na legislação do PNLD, cuja sequência de atendimento se dá por meio de distribuição regular de livros, de remanejamento e, em último caso, de solicitação de reserva técnica.

Assim, as demandas registradas no remanejamento e não atendidas são migradas automaticamente para a ferramenta de reserva técnica. Ou seja, é essencial que as escolas tenham demandado livros faltantes no sistema de remanejamento. Em seguida, cabe à respectiva Secretaria de Educação verificar a possibilidade de atendimento dos pedidos de reserva técnica das escolas sob sua gestão.

 

Confira o cronograma das etapas da reserva técnica de 2021

14/05/21 a 20/05/21: o sistema estará aberto para as escolas demandarem livros na reserva técnica, sendo a primeira oferta baseada no limite que cada rede tem direito e a segunda oferta, na ferramenta Doação, de todos os livros remanescentes.

 

14/05/21 a 21/05/21: o sistema estará aberto para secretarias de educação validarem as demandas das escolas e registrarem suas próprias demandas de livros, observando o limite de até 3% que cada rede tem direito.

 

Para mais informações sobre a reserva técnica, basta acessar o link a seguir: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/pnld/reserva-tecnica

 

Com informações do FNDE.