FNDE convoca empresas para produzir obras literárias em formato inédito

Obras em formato audiolivro serão distribuídas às escolas de educação infantil participantes do PNLD

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) fornecerá, pela primeira vez, às escolas públicas participantes do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) obras literárias em formato audiolivro. As obras destinam-se às escolas de educação infantil.

Com esse novo atendimento, o programa permitirá que os estudantes cegos e com baixa visão tenham acesso, por meio da escuta, às mesmas obras literárias disponíveis na biblioteca da sua escola e escolhidas para trabalho pedagógico em sala de aula por seus professores. Os audiolivros estarão disponíveis no novo Portal do PNLD, que está em fase final de desenvolvimento.

Trata-se de uma oportunidade para os produtores de audiolivros de se tornarem parceiros do PNLD no atendimento às escolas das redes públicas. Todas as regras para participação das empresas no processo de fornecimento do material constam do edital disponibilizado no portal do FNDE. Os produtores interessados poderão fazer suas inscrições entre os dias 4 e 8 de abril de 2022, na plataforma PNLD Digital.

O PNLD tem tradição na democratização do acesso às fontes de informação e cultura e, agora, dá um passo além. Por meio da disponibilização de livros literários, já amplamente utilizados na educação infantil como importante ferramenta de desenvolvimento da primeira infância, em formato de audiolivro, permitirá o acesso dos estudantes cegos e com baixa visão aos conteúdos necessários à construção de habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil.

 

Com informações do FNDE.