Forças Armadas capacitam funcionários para desinfectar áreas públicas

Instrutores do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (Ciasc), Organização Militar da Marinha, capacitaram mais de 20 pessoas para atuarem em desinfecção. Dentre elas, funcionários do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Na ocasião, os militares do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, especializados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) desinfectaram áreas como corredores, banheiros, recepções, salas de espera, de medicação, triagem e saída do local. Também houve apresentação de músicos da Banda da Força de Fuzileiros da Esquadra, que tocaram canções durante a ação.

Militares do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, a Casa do Combatente de Caatinga, do Comando Militar do Nordeste, receberam capacitação ministrada por integrantes do 5º Grupamento de Bombeiros Militares, de Salgueiro, em Pernambuco. A instrução foi desenvolvida em duas partes: uma de conhecimentos teóricos, onde aprenderam sobre os cuidados a serem tomados em uma desinfecção e os tipos de equipamentos de proteção disponíveis, e a segunda foi a parte prática, quando tiveram contato com os equipamentos e verificar as singularidades de cada um.

Em Itanhaém, São Paulo, militares qualificados em defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, do Comando do 8º Distrito Naval, desinfectaram seis unidades hospitalares. Foram elas o SAMU, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, a UPA, o Centro de Referência da Assistência Social Oásis e as Unidades de Saúde da Família Savoy e Suarão.

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) também foi descontaminada por seus próprios integrantes e militares do 28º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) especializados em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear. O processo de descontaminação executado foi dividido em três etapas: aplicação de solução desinfetante, aplicação de água e, finalmente, aplicação de solução de álcool a 70%.

O 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado higienizou as Unidades de Saúde das Vilas Panorama/Orlando Viol e Vila Varocopa/Integradas, sediadas no município de Amambai, em Mato Grosso do Sul.

 

Fonte: Portal Gov.br