Gestor, o seu município já utiliza o Comprasnet?

Mais de 50% dos municípios já usam o sistema de compras e pregões públicos

Desde a divulgação do Decreto nº 10.024/2019 – que estabeleceu a obrigatoriedade do pregão eletrônico na execução de recursos decorrentes de transferências voluntárias da União, um total de 2.814 cidades, ou seja, 50,54% dos municípios já se cadastraram no Comprasnet 4.0.

O Comprasnet 4.0 é a plataforma de contratações públicas utilizada pelo Poder Executivo Federal.

A ferramenta ajuda os entes federativos a fazerem as compras públicas, sem precisarem contratar ou desenvolver uma solução própria para os processos de compras. Os dados são do Painel de Municípios, uma ferramenta digital de transparência lançada pelo Ministério da Economia.

A adesão ao Comprasnet 4.0 por estados e municípios vem aumentando significativamente nos últimos tempos, o que mostra que essa realidade da transformação digital nas contratações públicas está chegando também aos estados e municípios de todo o país.

Regiões que aderiram

Um total de 61,3% de municípios da região Norte se cadastraram ao Comprasnet 4.0. Já na região Sul, foram 54,3% dos municípios; 53,2% na região Centro-Oeste; 47,8% no Sudeste; e 47,2% do Nordeste.

Rondônia, Acre, Rio de Janeiro e Paraná são os estados com mais municípios cadastrados, proporcionalmente, com, respectivamente, 90,4%, 86,4%, 73,9% e 72,9% das cidades utilizando a plataforma federal.

Conheça as principais funcionalidades:

  • Acesso único e direto às principais funcionalidades do sistema Comprasnet;
  • Apresentação simplificada das etapas do processo;
  • Alertas e avisos de pendências que têm alguma necessidade de ação;
  • Central de mensagens para acompanhamento de informações;
  • Opção de filtros, visualizações e favoritos;
  • Facilidade de criação de novas compras;
  • Pesquisa rápida;
  • Acesso facilitado às etapas e subsistemas: Estudo Técnico Preliminar (ETP), Intenção de Registro de Preços (IRP), gestão de atas, painéis, contratos.

 

O cadastro no Comprasnet pode ser feito através do link: http://www.comprasnet.gov.br/acesso.asp?url=/cadastro/cadastronovo.asp

 

Com informações do Ministério da Economia.