Gestores e nutricionistas: conheçam a ferramenta qualitativa para elaboração dos cardápios escolares no âmbito do PNAE

Planilha concede pontos conforme o avaliador vai preenchendo seus campos

Em 2018, a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (CGPAE), por meio da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (COSAN), elaborou uma ferramenta para análise qualitativa dos cardápios escolares no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O trabalho foi feito em parceria com o Centro Colaborador em Alimentação Escolar da Universidade Federal de São Paulo (Cecane-Unifesp).

Essa ferramenta é o Índice de Qualidade da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (IQ COSAN), uma planilha do Excel que concede pontos conforme o avaliador vai preenchendo seus campos. Com o objetivo de padronizar as análises dos cardápios planejados ou que estão em elaboração, o dispositivo pode ser utilizado por nutricionistas, Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs), órgãos de controle e demais atores envolvidos no programa.

Em 2021, em virtude da publicação da Resolução CD/FNDE nº 06/2020, que estabeleceu regras diferenciadas e mais rígidas para os cardápios escolares para crianças menores de 3 anos, a planilha foi adaptada pela COSAN e organizada em duas versões: o IQ COSAN para creches, lançado em junho/2021, e o IQ COSAN versão para as demais etapas/modalidades de ensino: pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA), lançado em novembro de 2021.

Após o preenchimento de todos os componentes necessários na planilha, o IQ COSAN calculará a pontuação semanal e mensal, ambas com variação de 0 a 95 pontos, sendo a pontuação mensal uma média de todas as semanas. A classificação final avalia o cardápio como: Inadequado (0 – 45,9 pontos), Precisa de melhoras (46 – 75,9 pontos) ou Adequado (76 – 95 pontos).

Os nutricionistas e gestores escolares interessados em baixar as duas versões do IQ COSAN, assim como suas orientações de utilização, podem acessar a página da ferramenta no portal do FNDE. Nesta página é possível acessar também outros materiais que auxiliam a atuação do nutricionista no âmbito do PNAE.

A Coordenação-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar lembra que é fundamental que seja feita uma análise crítica do resultado apontado pelo IQ COSAN a fim de garantir um cardápio de qualidade aos estudantes, contribuindo assim para o fornecimento de uma alimentação adequada e saudável no âmbito do PNAE.

 

Com informações do FNDE.