Gestores municipais, entendam como a Plataforma +BRASIL garante recursos para os municípios

Sistema permite maior transparência e celeridade na execução das transferências voluntárias da União

Convênios e contratos de repasse são formas de recebimento de recursos públicos e termos de execução descentralizada celebrados pelos órgãos e entidades da administração pública federal com órgãos ou entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos. Por meio deles o Governo Federal descentraliza a execução de programas que envolvam a transferência de recursos da União.

Em 2008 surgiu o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv). Além da simplificação, automação e racionalização dos processos de transferências voluntárias da União, tornou-se responsável por todo o ciclo de vida dos convênios, contratos de repasse e termos de parceria, no qual são registrados os atos, desde a formalização da proposta até a prestação de contas final.

Como resultado, o Sincov marcou uma nova era na gestão pública, renovou a relação entre a Administração Pública Federal com os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e as Organizações da Sociedade Civil, automatizando os processos de transferências e desburocratizando as atividades fins, com foco na substituição do processo físico pelo eletrônico e no registro de todos os procedimentos, o que permite maior transparência e celeridade na execução das transferências voluntárias da União.

Neste contexto nasce a Plataforma +BRASIL, um sistema único online de âmbito nacional com potencial para integrar outros sistemas (módulos) para operacionalização de várias modalidades de transferências de recursos da União, comportando cada uma delas com suas características particulares, com vistas a instrumentalizar a gestão e a fiscalização pelos entes envolvidos na busca da efetividade nas entregas de políticas públicas para a sociedade.

Segundo Alyson Padilha, Diretor da Desenvolver Treinamentos, “a plataforma garante uma melhor gestão do dinheiro público com foco na geração de resultados para os cidadãos de todo o País”. Padilha ressalta também a importância da capacitação dos gestores municipais para a captação dos recursos para o seu município.

A Plataforma +BRASIL tem disponível três aplicativos: o App Gestão +Brasil que é voltado a gestores, o App Fiscalização +Brasil para aprimorar a fiscalização de obras executadas com recursos da União e o App Cidadão +Brasil, onde o brasileiro pode se manifestar sobre as ações do governo.

Para auxiliar os gestores municipais a captarem mais recursos para suas cidades, a Desenvolver Treinamentos disponibiliza um curso específico de capacitação dentro da Plataforma +BRASIL, nas modalidades presencial ou on-line. Entre em contato conosco pelo e-mail contato@desenvolvertreinamentos.com.br ou pelos telefones (41) 3627-5874 ou (41) 99909-0689 e garanta mais recursos para o seu município.