Gestores municipais podem usar Guia de Indicadores para elaboração do Plano Plurianual

Documento traz diversas informações de como usar os indicadores

Com o objetivo de orientar e estimular os gestores e técnicos das prefeituras a utilizar dados e indicadores como instrumentos de gestão e planejamento nos municípios, em um período importante de elaboração do Plano Plurianual (PPA), o Programa Cidades Sustentáveis (PCS), lançou neste mês, o Guia de Indicadores para a Gestão Pública.

Prefeitos e prefeitas eleitos em 2020, apresentaram a sociedade uma proposta política para seu governo, agora devem ser capazes de transformar esse compromisso em Programas e Planos de médio e longo prazos da Administração Pública, com Diretrizes, Metas e indicadores. Esse desafio se materializa na elaboração do PPA.

O Guia de Indicadores reúne diversas informações de como utilizar os indicadores, desde suas características gerais, aplicações básicas, tipos e classificações, até as principais fontes disponíveis nas esferas locais, estaduais e federal. O guia ainda expõe a importância dos dados abertos para gerar transparência, na prestação de contas e controle social, além do uso de indicadores em ferramentas como os diagnósticos locais, Plano de Metas e Mapa da Desigualdade.

Ainda no documento é apresentado os 12 eixos e 260 indicadores do PCS, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O guia tem como objetivo incentivar e capacitar os gestores públicos na utilização desses instrumentos no seu dia a dia de trabalho, de modo que contribuam para um modelo de desenvolvimento que atenda às necessidades da população.

Clique aqui para baixar o Guia

 

 

Com informações da ABM.