Governo Federal e sociedade civil lançam o projeto Brasil Acolhedor

OGoverno Federal lançou, nesta segunda-feira (13), no Palácio do Planalto, o projeto Brasil Acolhedor. A iniciativa é fruto da união do governo e da sociedade civil para promover ações de apoio à população vulnerável diante do enfrentamento a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O Programa Pátria Voluntária, em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o Ministério da Cidadania e a Secretaria de Governo, estará à frente dessa iniciativa na esfera do poder público.

“Se tem um povo no mundo que é solidário e que acolhe, é o povo brasileiro. Somos uma nação formada por todas as cores, raças, línguas, uma nação com vários povos diferentes e, nesse momento de crise, a gente tem visto acolhimento, acolhimento e acolhimento”, enalteceu a ministra Damares Alves.

A Transforma Brasil, que é um movimento nacional de voluntariado e engajamento cívico – que tem como missão unir iniciativas sociais a pessoas que querem ajudar, contando com mais de 500 mil voluntários cadastrados – atuará nas iniciativas de voluntariado. Esse trabalho conjunto une forças para mitigação dos impactos da doença e para melhoria das condições sanitárias das populações mais necessitadas.

Para alcançar os resultados desejados, o projeto iniciará com duas frentes, uma com doações de cestas básicas e itens de higiene pessoal, e outra na seleção de organizações da sociedade civil e pessoas físicas para atuarem na execução das iniciativas, direto com os beneficiários.

“Com o lançamento do programa Brasil Acolhedor reafirmamos o nosso compromisso de não deixar ninguém para trás, vamos vencer esse desafio juntos. Precisamos permanecer no caminho do acolhimento, do voluntariado e do amor”, afirmou a primeira dama Michelle Bolsonaro.

Os principais grupos atendidos serão pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, pessoas idosas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), pessoas com deficiência atendidas por organizações da sociedade civil e a população em situação de rua. O atendimento acontecerá em todos os estados brasileiros, em localidades com alto índice de pobreza.

As contribuições ao projeto e o cadastramento de organizações podem ser realizadas na página transformabrasil.com.br e na plataforma patriavoluntaria.org.

Pátria Voluntária

O Programa Pátria Voluntária, que é coordenado pela Casa Civil da Presidência da República, tem por objetivo fomentar a prática do voluntariado como um ato de humanidade, cidadania e amor ao próximo, além de estimular o crescimento do terceiro setor, contribuindo para a transformação do Brasil em um país mais justo e mais solidário.

Fonte: Portal Gov.br