Guardas Municipais podem contribuir com pesquisa para aprimoramento de capacitação

Estudo embasará a proposta de revisão da Matriz Curricular do setor

Guardas Municipais de todo o país podem participar até o dia 02 de abril, do “Estudo científico, mapeamento de competências e revisão da matriz curricular do cargo de Guarda Civil Municipal”.

A avaliação será promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública.

O questionário abordará sobre a missão do guarda civil municipal, as tarefas a serem cumpridas e as condições de trabalho, que posteriormente contribuirão para a elaboração de uma referência nacional de formação e capacitação para o cargo.

O trabalho ampliará o conhecimento sobre as atribuições e competências da categoria e embasará a proposta de revisão da Matriz Curricular das Guardas Civis Municipais que está em vigor desde 2005 e nunca passou por atualização. O novo documento detalhará quais são as atividades esperadas e as competências que esses profissionais precisam ter para exercer a função.

Os conteúdos dos questionários foram elaborados com a participação de 59 ocupantes do cargo de guarda municipal que atuam nas cinco regiões do país, em conjunto com pesquisadores da Universidade de Brasília.

O questionário se divide em sete partes:

  1. Avaliação da MISSÃO do cargo de Guarda Civil Municipal;
  2. Avaliação das TAREFAS do cargo de Guarda Civil Municipal;
  3. Avaliação dos REQUISITOS PSICOLÓGICOS necessários ao cargo de Guarda Civil Municipal;
  4. Avaliação dos REQUISITOS RESTRITIVOS ao cargo de Guarda Civil Municipal;
  5. Avaliação das CONDIÇÕES DE TRABALHO Facilitadoras e Dificultadoras ao desempenho das tarefas do cargo de Guarda Civil Municipal;
  6. MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS;
  7. DADOS DEMOGRÁFICOS.

Esse é considerado o primeiro levantamento nacional dessa magnitude feito com guardas municipais. Os resultados da aplicação dos questionários serão avaliados coletivamente e por meio de análises estatísticas.

A participação dos guardas civis municipais é voluntária, apenas aqueles que quiserem responder ao questionário. E os profissionais têm garantido o anonimato, ou seja, ninguém será identificado e as informações serão mantidas em sigilo. São solicitados apenas alguns dados demográficos para fins de pesquisa.

O questionário pode ser acessado aqui.

 

Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública.