IBGE: Inscrições para recenseador vão até 19 de março

Candidatos precisam ter nível fundamental completo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está com inscrições abertas até o dia 19 para recenseadores.

São 5297 vagas para todo o país. Os aprovados irão trabalhar na coleta de informações do Censo Demográfico 2021.

Os recenseadores são os profissionais que visitarão todos os domicílios do país, entrevistando seus moradores. Como eles são remunerados por produtividade, o IBGE preparou um simulador online, que calcula quanto o profissional vai receber de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais.

Para estimar a remuneração, basta informar o município e quantidade de horas que pretende dedicar ao trabalho. O coordenador de Recursos Humanos do IBGE, Bruno Malheiros, explica que a taxa de remuneração varia por diversos fatores, entre eles, o acesso ao setor censitário, que é o local onde estão localizados os domicílios visitados.

 

Prova

Os candidatos a recenseador serão selecionados por uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos. A prova será aplicada no dia 25 de abril.

O candidato deve ter nível fundamental completo e poderá escolher, no ato da inscrição, a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova. A taxa de inscrição é de R$ 25,77

Inscrições podem ser feitas pelo site do Cebraspe.

 

 

Com informações do IBGE.