Lançado hoje novo ciclo do PAR

O Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançaram hoje, 04 de fevereiro, um novo ciclo do PAR (Plano de Ações Articuladas). Em seu quarto ciclo, o PAR é uma ferramenta voltada para o planejamento de políticas municipais, estaduais e federais de educação para o período de quatro anos.

De acordo com Milton Ribeiro, Ministro da Educação, o PAR serve para estruturar e gerenciar metas para a construção de um sistema nacional de ensino. Ele diz que garantir o acesso à educação, especialmente a básica, bem como a permanência dos estudantes nas escolas, depende de vários elementos. Nesse sentido, ele complementa ressaltando que o PAR pode financiar uma série de iniciativas durante o ciclo que vai de 2021 a 2024.

Marcelo Ponte, presidente do FNDE, aponta que cabe à instituição apoiar os entes federados a formular o PAR, analisando as necessidades das redes de ensino e abrangendo de forma sistêmica as etapas e modalidades da educação básica.

Elaboração e acompanhamento

É pelo Módulo PAR, do Simec (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação) que acontece a elaboração e todo o acompanhamento do PAR. Ou seja, é pelo Simec que os gestores verificam o andamento dos Planos de Ações Articuladas em suas cidades ou estados.

Acesse o Módulo PAR aqui.

Com informações do FNDE