Lançamento da norma ABNT NBR ISO 18091 para prefeituras

Objetivo é trazer uma nova realidade de produtividade e competência no serviço público

A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas publicou a norma ABNT NBR ISO 18091:2022 – Gestão da qualidade – Orientação para o engajamento de pessoas, elaborada pelo Comitê Brasileiro da Qualidade (ABNT/CB-025). Este documento provê diretrizes para engajar pessoas no sistema de gestão da qualidade de uma organização e sobre como aumentar seu envolvimento e competência dentro dele.

A intenção é que a aplicação nas prefeituras possa trazer uma nova realidade de produtividade e competência no serviço público através das 5.570 prefeituras em todo o Brasil.

A certificação de qualidade, focada na eficácia do poder público municipal, como uma série de oportunidades ou possibilidades para que os gestores busquem a qualificação da gestão pública que a sociedade tanto cobra.

A nova norma contribuirá com as Prefeituras para a identificação das reais necessidades do município, aproximando-as dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que passam a ser integrados aos indicadores qualitativos do estágio da gestão municipal: sociais, ambientais, econômicos e de governança.

 

Com informações da ABNT.