Material acessível: Escolas têm até dia 07 para atualização cadastral

Unidades devem confirmar se há usuários do sistema Braille no ensino fundamental em 2021

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizou a Ferramenta Acessibilidade, no sistema PDDE Interativo/Simec, com o quantitativo de alunos cegos registrados no censo escolar de 2020. Assim, as escolas devem acessar a ferramenta e aprovar ou alterar os dados e confirmar se há usuários do Braille no ensino fundamental em 2021 e a quantidade correta. O prazo para atualização cadastral é dia 07 de maio.

Após essa data, não será mais possível efetuar registros.

Para alunos com baixa visão e surdo-cegueira que não utilizam o sistema Braille, a autarquia distribui livros em formato EPUB, que permite a ampliação dos caracteres, a audição do conteúdo e o uso de contraste para leitura. Nesse caso, a escola deve solicitar o material por meio da Ferramenta EPUB, para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio, ou pelo e-mail coled_fnde@fnde.gov.br, para os anos iniciais do ensino fundamental.

Para mais informações sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), basta acessar o link a seguir: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro.

Dados

Segundo o Censo Escolar de 2018, realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Brasil registrou 48,5 milhões de matrículas nas 181,9 mil escolas do país. Entre elas, o número de matrículas de pessoas com deficiência chegou a 1,2 milhão, o que representa, aproximadamente, 2,5% do número total de matrículas.

Programa Livro Acessível

O programa Livro Acessível, que em parceria com o Instituto Benjamin Constant, oferece livros didáticos e paradidáticos em Braille para alunos cegos e com deficiência visual matriculados na educação básica. Esse programa faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e tem como objetivo fornecer em Braille os mesmos livros utilizados pelos demais alunos.

 

Com informações do FNDE.