MCTIC participa do plano de modernização do Estado

Ministério é o primeiro a assinar o Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional (PGT), que faz parte do projeto TransformaGov

O MCTIC é o primeiro ministério a assinar o Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional (PGT) do projeto TransformaGov. O secretário de Gestão do Ministério da Economia (ME), Cristiano Heckert, reuniu-se com o secretário-executivo do MCTIC, Julio Semeghini, para autenticar a participação do ministério no programa, que vai tomar uma série de medidas administrativas para a modernização dos serviços públicos.

“Escolhemos o MCTIC pela competência do seu trabalho. Fazemos planos de trabalho customizados para cada ministério e o MCTIC foi o primeiro a apresentar os dados que pedimos. ”, disse Cristiano Heckert.

“Somos apaixonados por essa parte de digitalização. A gente tem que avançar e chegar nos serviços de fato, como na saúde e na parte social. Essas coisas dão um ganho para a sociedade e este desafio está na mão de vocês”, afirmou Semeghini.

O TransformaGOV tem a proposta de construir modelos de gestão, processos de trabalho, arranjos institucionais e estruturas organizacionais aprimorados para uma maior eficiência e economia dos gastos públicos. “O programa é fundamental em unir as dimensões do governo que estavam fragmentadas e, através de um olhar dos processos envolvidos, efetivar um alinhamento de todos”, reforçou Cristiano Heckert.

No âmbito de cada órgão ou entidade, o TransformaGov funcionará por meio de um Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional (PGT), que conterá ações a serem executadas e prazos que são pactuados entre o secretário de Gestão do Ministério da Economia e o secretário-executivo, ou equivalente, do respectivo órgão ou entidade.

Ações

Algumas das ações dos programas são: diagnóstico das necessidades, reconhecimento de pontos carentes de inovação, modernização das estruturas administrativas e investimento em gestão estratégica, digitalização dos processos, entrega de políticas públicas conjuntas entre os órgãos, implementação de parcerias, aumento da autonomia e aperfeiçoamento das ações de governo.

O programa conta também com a parceria da Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República. O secretário de Soluções de Modernização e Resultados, Nizar Midrei, também esteve presente no ato de assinatura.

A intenção do TransformaGov é que os órgãos e entidades da Administração Pública Federal Direta estejam com seus planos assinados até 28 de fevereiro de 2020 e os da Administração Indireta (exceto universidades, institutos Federais e empresas públicas), até 31 de dezembro de 2020.

 

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações