MDR promove capacitação em eficiência energética e construções sustentáveis

Em parceria com a Alemanha, projeto buscou capacitar profissionais para aprimorar normas, regulamentações e processos

A Secretaria Nacional de Habitação (SNH), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), promoveu recentemente a segunda edição do projeto de cooperação ‘Eficiência Energética para o Desenvolvimento Urbano Sustentável – Foco: Habitação Social’. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), buscou estimular a melhora dos programas habitacionais em funcionamento no país e faz parte do projeto Diálogo sobre Eficiência Energética – Análise Energética Integral de Edificações (EEDUS).

O objetivo foi capacitar gestores e demais profissionais da área de habitação para que atuem com foco em construções sustentáveis e eficiência energética, promovendo melhorias em normas, regulamentações e processos envolvidos na temática. Esta foi a segunda das seis etapas previstas no âmbito do EEDUS.

O debate apresentou introduções para a análise energética de edificações, com ênfase em tópicos como eficiência energética passiva e ativa; materiais de construção e energia; energias renováveis; simulações computacionais; certificações e selos; e o papel dos usuários nas construções.

O principal palestrante foi o engenheiro civil Roberto Lamberts, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lamberts é especialista em conforto ambiental, desempenho térmico de edificações, bioclimatologia e eficiência energética.

 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional