MDR trabalha na construção de uma nova classificação para as cidades brasileiras

Objetivo é dar melhores condições para as potencialidades dos municípios e alavancar o desenvolvimento regional e urbano

A Secretaria de Desenvolvimento Regional e Urbano (SDRU) do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) trabalha na construção de uma nova metodologia para classificar os municípios brasileiros. Desde março, o corpo técnico da Pasta e especialistas vêm debatendo os métodos para compreender os ambientes urbanos do País. Uma das ações desenvolvidas neste sentido foi a realização da Oficina da Tipologia dos Municípios.

Segundo a Secretária Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Adriana Melo Alves, o objetivo das discussões é identificar e conhecer as diversas realidades do País para que a proposta de classificação dos municípios possa orientar a implementação de políticas públicas efetivas. “Dessa forma, será possível apoiar as potencialidades de cada local, além de possibilitar uma melhor aplicação dos recursos públicos para o estímulo ao desenvolvimento regional e urbano, com foco na melhoria da qualidade de vida da população”, explica.

No encontro, do qual participaram servidores e especialistas, foram dados os primeiros passos para a construção da nova metodologia. João Mendes Neto, diretor do Departamento de Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, reiterou que as tipologias devem apoiar a orientação das políticas públicas a serem desenvolvidas. As especialistas como Tânia Bacelar (UFPE), Jan Bitoun (UFPE), Rosa Moura (IPEA), Marco Aurélio Costa (IPEA) revisitaram trabalhos realizados e fizeram ponderações atualizadas.

Ao final, a coordenadora-geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana da Pasta, Ana Paula Bruno, mostrou os esforços feitos para a identificação dos diferentes perfis, portes e vocações dos municípios do País. Além disso, apresentou uma proposta inicial de matrizes temáticas, que consideram escalas de complexidades e especificidades territoriais, com vistas à construção de tipologias municipais e supramunicipais para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

Projeto Andus

O Projeto Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Andus) é uma iniciativa de cooperação técnica entre os governos de Brasil e Alemanha, que tem o objetivo de apoiar a elaboração de uma estratégia nacional de desenvolvimento urbano, ancorada no tripé econômico-social-ambiental da sustentabilidade. Uma das atividades da iniciativa é dar suporte à produção de insumos para a formulação da PNDU, tais como a construção de leituras territoriais que orientem políticas públicas, como as discutidas na Oficina da Tipologias dos Municípios.

 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional