Ministério da Cidadania está com inscrições abertas para formação de artistas cênicos

Projeto inédito será realizado pela Funarte em Brasília. Seleções para as vagas serão feitas no Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), entidade vinculada ao Ministério da Cidadania, está com inscrições abertas até o dia 21 de setembro para cursos permanentes e gratuitos dedicados à formação de artistas cênicos, no Conservatório Brasileiro de Teatro. A escola, de abrangência nacional, surge para formar uma nova geração do teatro brasileiro.

O Conservatório será sediado no Teatro Plínio Marcos, no Complexo Cultural Funarte, em Brasília, onde vão ocorrer as aulas. Estão previstas, ao todo, 50 vagas nos cursos de Dramaturgia, Direção e Atuação, com duração de sete meses cada. As aulas estão previstas para iniciar em 6 de janeiro de 2020. Para os selecionados que não moram em Brasília, o Conservatório vai oferecer até 20 bolsas no valor de R$ 2,8 mil mensais.

O coordenador do Centro de Artes Cênicas da Funarte, Roberto Alvim, destacou a iniciativa do governo federal ao formar uma escola de abrangência nacional e de excelência para formação de artistas. “Há uma preocupação com a descentralização das políticas públicas. O oferecimento das bolsas de estudo propicia que alunos de todas as regiões do País possam estudar e ter acesso a essa formação técnica de alto nível que o Conservatório Brasileiro de Teatro vai oferecer”, disse Alvim.

Ao final dos cursos, previsto para julho, o Conservatório vai realizar a mostra de 15 espetáculos criados e executados pelos alunos. “Serão textos escritos pelos alunos do curso de Dramaturgia, dirigidos pelos alunos da Direção, tendo como elenco os alunos do curso de Atuação. Essa mostra iniciará pelo Teatro Plínio Marcos e, em seguida, fará uma pequena turnê por outros teatros da rede federal ao longo de 2020”, completou o coordenador.

O processo de seleção será feito por membros do Centro de Artes Cênicas da Funarte. As audições estão marcadas para os meses de outubro e novembro, no Teatro Plínio Marcos, em Brasília; no Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro e no Teatro da Arena, em São Paulo.

Para saber mais sobre o Conservatório Brasileiro de Teatro e os cursos com inscrições abertas para a formação de artistas cênicos, acesse: funarte.gov.br.

 

Fonte: Ministério da Cidadania