Ministério da Cidadania lança curso Estatística Básica para Políticas Públicas

Conteúdo auxilia no processo de tomada de decisão e na construção e compreensão de indicadores

O Ministério da Cidadania lançou neste mês de abril um novo curso no Portal Capacitação Cidadania o “Estatística Básica para Políticas Públicas” (EBAPOP). Elaborado pelo Departamento de Formação e Disseminação (DFD) e pelo Departamento de Avaliação (DA), da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), foi executado em parceria com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), por meio de uma chamada pública do CNPq.

O objetivo é apresentar os conteúdos básicos da estatística, uma importante ferramenta para o trabalho com políticas públicas, no processo de tomada de decisão e na construção e compreensão de indicadores.

Apesar de ser voltado a gestores e técnicos federais, estaduais e municipais que atuam em políticas públicas, é aberto para qualquer pessoa interessada no tema.

Oferecido na modalidade a distância, o curso tem carga horária de 36 horas e segue uma linguagem autoinstrucional (sem tutoria).

O curso está dividido em quatro módulos:

Apresentação;

Conhecendo os Dados;

Distribuição de Frequências e suas Representações;

Medidas de Posição, Dispersão e Probabilidade.

As inscrições podem ser realizadas até 20 de junho, e toda a capacitação deverá ser concluída até o dia 30 do mesmo mês para a emissão do certificado.

Cadastro

Para acessar e realizar o curso, o usuário deverá primeiro realizar um cadastro no portal. No canto esquerdo, selecione a opção “novo usuário” e preencha os dados solicitados. Em seguida, acesse o sistema digitando o CPF e a senha cadastrados. Já no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), escolha uma das categorias, clique sobre “cursos” e, depois, sobre o nome da capacitação escolhida. Confirme e é só começar.

Para receber o certificado, o participante deve realizar o teste final e obter desempenho mínimo de 60% e a Avaliação de Reação. Em caso de dúvidas sobre o funcionamento do Portal Capacitação Cidadania, clique em “Perguntas Frequentes” na parte superior da página inicial. Se tiver dificuldades de acesso, envie um e-mail para suporte.ead@mds.gov.br.

O Portal EaD do Ministério da Cidadania oferece atualmente 32 cursos e diversos tutoriais em temas como Primeira Infância, Assistência Social e Programa Bolsa Família, entre outros. São abertas novas turmas para todos os cursos a cada dois meses, em janeiro, março, maio, julho, setembro e novembro. Outros lançamentos também podem ocorrer a qualquer momento.

 

Com informações do Ministério da Cidadania.