Ministério da Infraestrutura lança novo site de concessões

Por meio da página, cidadão tem acesso a detalhes de todos os projetos da pasta, por modal, concedidos até 2022

O maior programa de concessão de ativos de infraestrutura do mundo está ainda mais transparente e acessível. O Ministério da Infraestrutura lançou o site https://infraestrutura.gov.br/concessoes. Por meio da página, o cidadão tem acesso a detalhes de todos os projetos da pasta, por modal, que serão concedidos até 2022. No total, estão previstos R$ 231 bilhões em investimentos até o fim do governo.

O site oferece um mapa interativo com o traçado de cada rodovia e ferrovia prevista no programa de concessões. Também destaca os locais onde serão leiloados terminais portuários e aeroportuários. Ao navegar na página, além de ter acesso a vídeos, o cidadão pode aplicar filtros para segmentar a busca, tendo a opção de escolher, por exemplo, o setor (rodoviário, ferroviário, aquaviário ou aquaviário), o ano (2019, 2020, 2021 ou 2022) ou o status dos projetos (em andamento ou concluído). Além disso, a página permite consultas detalhadas de cada projeto, como a etapa em que ele se encontra (estudos, audiência pública, TCU, edital, leilão e assinatura de contrato), dados como a duração da concessão, os critérios do leilão, demanda de cargas/passageiros, extensão e investimentos previstos.

“A entrega do site é muito importante porque vai será a principal fonte de informação sobre o Programa de Parceria e Investimento do Ministério da Infraestrutura. Ele será atualizado semanalmente e traz ainda a possibilidade de gerar relatórios”, explica a secretária nacional de Fomento, Planejamento e Parcerias, Natália Marcassa. “É a entrega de uma demanda muito relevante que tínhamos e que vai aumentar a transparência do fornecimento de informações para o mercado”, avalia.

 

Fonte: Ministério da Infraestrutura