Ministério deverá lançar estratégia para atingir Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) deverá lançar em breve uma estratégia para o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU). Para o diretor de Políticas e Programas de Ciências do MCTIC, Sávio Raeder, a ideia é envolver as instituições de fomento para apoiar iniciativas alinhadas aos 17 objetivos da Agenda 2030.

“A ideia é que nessa estratégia a gente utilize como atores centrais as instituições da linha de fomento. São eles que vão descentralizar as ações, levar para os operadores, as universidades, institutos de pesquisa e empresas as iniciativas de forma mais direta. A ideia dessa estratégia é estruturar uma governança para que esses atores ganhem corpo, com o ministério pensando nas políticas de uma forma mais macro”, disse.

O MCTIC sediou recentemente, em Brasília, o encerramento da Câmara Temática Parcerias e Meios de Implementação, vinculada à Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Presidência da República (CNODS). Com apoio do Ipea, BNDES, Rede ODS Brasil e GT Agenda 2030, o colegiado promoveu estudos sobre os desafios do país para implementação da Agenda 2030, o financiamento desses objetivos e como a pesquisa e o desenvolvimento podem ajudar o país a alcançar as metas.

Para o representante do grupo de trabalho Agenda 2030, Cláudio Fernandes, a ciência e a tecnologia são essenciais para o país alcançar um desenvolvimento sustentável com base na solução de problemas e desigualdades. “O MCTIC é essencial para promover a inovação, que é criar soluções para problemas que se perpetuam no tempo. Esse é o aspecto mais importante. Não só inovação tecnológica e científica, mas inovação no raciocínio, tentar resolver os problemas com soluções diferentes das que já foram tentadas e não resolveram”, afirma.

Desenvolvimento Sustentável

Criada em 2016, a Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (CNODS) tem o objetivo de difundir o processo de implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte de um Protocolo Internacional da Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas, onde o Brasil assumiu o compromisso de implementar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Adotada pelos 193 Estados Membros das Nações Unidas, a Agenda 2030 representa uma ferramenta orientadora para planejamento de ações e políticas públicas em objetivos como acabar com a pobreza e a fome; lutar contra as desigualdades; e combater mudanças climáticas.

 

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações