Ministérios querem aprimorar o uso de novas tecnologias no turismo

As ferramentas digitais e o engajamento online estão transformando o jeito de viajar e a maneira de prestar serviços do setor turístico. Em reunião recente entre o secretário nacional de integração interinstitucional do Ministério do Turismo (MTur), Babington dos Santos, e o secretário executivo do Ministério das Ciências, Tecnologias, Inovações e Comunicações (MCTIC), Julio Semeghini, o tema foi o uso das novas tecnologias no setor. “Turismo tem a ver com inovação. Tem tudo a ver com tecnologia”, falou Babington.

Paulo Alvim, secretário de Empreendedorismo e Inovação (Sempi) do Mctic, também participou da reunião. “O ministro Marcos Pontes sempre que fala em tecnologia, fala de turismo. Do mesmo jeito que lutamos por uma indústria 4.0 podemos trabalhar para um turismo 4.0”, falou.

No encontro os dois lados viram a importância de ações de cooperação e ajuda mútua entre os ministérios. “Inovação é muito importante. Vamos ser parceiros de vocês ”, disse Julio Semeghini.

Babington falou que um dos grandes problemas que o turismo enfrenta hoje são as “populações flutuantes” , localidades cujo o número de pessoas que usam as redes de comunicação se multiplicam em certas datas. Devido ao aumento de usuários, os serviços de internet acabam sofrendo perda de qualidade. “Todo final de semana, em algumas cidades turísticas, a população sobe de 5 mil para 25 mil pessoas. Acaba que os serviços de rede ficam prejudicados.”, falou o representante do Ministério do Turismo.

“Vamos fazer de tudo para melhorar a situação. O ministro pediu para darmos prioridade a situações como essa”, finalizou Semeghini.

 

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações