Ministro reforça compromisso do Governo Federal para continuidade e retomada de obras públicas

Em fórum com representantes do setor privado, Rogério Marinho destacou esforço do MDR para não deixar empreendimentos paralisados

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, reforçou o compromisso da União em dar continuidade a obras públicas já em andamento e em retomar empreendimentos que estavam paralisados. No dia 9 deste mês, ele participou, de forma remota, de um fórum promovido pela Associação Brasileira da Infraestrutura e das Indústrias de Base (Abdid) e abordou as diversas áreas de atuação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Marinho destacou que o MDR conta com cerca de 30 mil obras ativas espalhadas pelo Brasil em áreas como mobilidade urbana, saneamento básico, segurança hídrica e habitação, entre outras, que estão sendo continuadas com recursos públicos. Além disso, ele relatou a retomada de mais de 1,6 mil projetos que estavam parados.

“Eu diria que nós somos um transatlântico, que é gradativamente dirigido para o rumo que nós achamos adequado, onde haja governabilidade, transparência, sustentabilidade e inclusão, além de participação cada vez maior do capital privado”, afirmou Marinho. “Temos nos empenhado para que não haja obras paralisadas, porque elas significam, além do serviço que está sendo prestado, emprego, oportunidade e melhoria de condições de vida da população”, afirmou Rogério Marinho.

Outro ponto destacado pelo ministro foi a importância do investimento privado para dinamizar os empreendimentos públicos. Ele citou estudo contratado pela Pasta, com apoio da iniciativa privada, para identificar projetos com potencial para parcerias público-privadas (PPPs).

“A atitude que tomamos foi de buscar, junto às empresas privadas, parceria para fazer um grande estudo de performance da nossa carteira, para que, a exemplo do que ocorreu há 20 com o setor elétrico, e há pouco mais de 10 anos com o setor de infraestrutura de logística, as obras de desenvolvimento regional pudessem, também, ter uma aproximação e uma interação maior com o setor privado”, observou Rogério Marinho.

Transparência

Durante o encontro, Rogério Marinho também antecipou que o Ministério do Desenvolvimento Regional lançará, nos próximos dias, uma plataforma para que a população possa fiscalizar o andamento de obras financiadas pelo MDR em todo o Brasil.

“Nesse princípio de transparência, lançaremos uma plataforma na qual todas essas 29 mil obras do nosso portfólio estarão consignadas, inclusive com a possibilidade de que qualquer cidadão brasileiro baixe isso no seu celular, por meio de um aplicativo, para verificar o andamento das obras na sua cidade. A transparência adequada é um processo que estamos empenhados e vamos colocar ao público nos próximos dias”, completou o ministro.

 

 

Fonte: Portal Gov.br