Modelo de Excelência em Gestão – MEG-Tr

O que é o MEG-Tr?

O Modelo de Excelência em Gestão (MEG-Tr) é formado por padrões de referência para a gestão organizacional constituídos pela integração e compilação de boas práticas de gestão, visando ao aprimoramento organizacional, ao aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, à maximização dos níveis de eficiência e efetividade e ao aumento da capacidade de geração de valor.

Objetivo

O MEG-Tr está fundamentado na Portaria nº 66, de 31 de março de 2017, e na Instrução Normativa nº 05, de 24 de junho de 2019, tendo como objetivos contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos das transferências da União e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira.

Benefícios

  • Fortalecimento da governança
  • Melhoria da Qualidade da Gestão por meio de um referencial (modelo) para um contínuo aperfeiçoamento
  • Participação em ação cooperativa que possibilita troca de experiências entre as organizações
  • Promoção da cooperação interna
  • Compartilhamento de conhecimento e unificação de entendimentos
  • Sinergia na comunicação entre os parceiros
  • Melhoria de processos
  • Construção colaborativa de soluções e melhorias
  • Gestão pública +ÍNTEGRA, +INTEGRADA, +INOVADORA, +TRANSPARENTE, +SIMPLES e +EFETIVA

Quem deverá aplicar?

Órgãos e entidades da administração direta e indireta do Poder Executivo Federal, bem como Estados, Distrito Federal e Municípios.

Para aplicação, a organização deverá aderir ao MEG-Tr, mediante ciência aos compromissos a serem assumidos pela organização para implementação do Modelo. O Termo de Adesão está disponível para o gestor da organização no Sistema de Melhoria da Gestão.

Como aplicar?

Além do calendário de capacitações presenciais, foi disponibilizado curso EAD na Escola Virtual de governo (https://www.escolavirtual.gov.br/) sobre o MEG-Tr.

Além disso, nesta página você encontrará o Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União, o Guia para Melhoria da Gestão das Transferências da União e o Sistema de Melhoria da Gestão, que viabilizará a aplicação dos instrumentos.

Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União

Guia para Melhoria da Gestão das Transferências da União

Instrução Normativa nº 05 de 2019

 

Fonte: Ministério da Economia