Municípios podem se inscrever em edital para projetos de vínculos familiares até o dia 31

Família na Escola, Reconecte e Famílias Fortes visam ao fortalecimento de vínculos familiares; prazo de inscrição é prorrogado e deve ser feito pela Plataforma Mais Brasil

Para fortalecer os vínculos familiares, os municípios brasileiros podem aderir aos projetos-piloto Família na Escola, Reconecte e Famílias Fortes. As ações constam em dois editais e recebem propostas até o dia 31 de julho de 2022. Interessados devem se inscrever pela Plataforma Mais Brasil. As três iniciativas são do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).

Acesse o edital do Família na Escola na página do projeto

O projeto-piloto Família na Escola busca alcançar a parceria entre a família e a escola por meio de ações conjuntas de formação das habilidades parentais, de incentivo ao acompanhamento das atividades escolares dos filhos e de garantia dos direitos da criança, com foco no fortalecimento dos vínculos familiares e no desenvolvimento integral da criança.

Desenvolvida pela Secretaria Nacional da Família (SNF/MMFDH), a ação oferece aos municípios proponentes curso a distância e um repasse no valor de R$ 116 mil que, com a contrapartida do município, deve custear a execução do projeto. “Promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares, com metodologias baseadas em evidências, temos a missão de favorecer o desenvolvimento saudável das nossas crianças e adolescentes”, afirma o secretário nacional substituto da SNF, Marcelo Couto.

O Família na Escola possui quatro módulos a serem apresentados aos pais das crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental: Direitos e deveres da família na educação das crianças e o lar como primeiro espaço educativo; Marcos do desenvolvimento da criança e o papel da família; interação entre família e escola; e o papel da família na educação da inteligência, da vontade e da afetividade: aspectos essenciais do desenvolvimento integral da criança.

Reconecte e Famílias Fortes

O projeto Reconecte visa a fortalecer vínculos familiares por meio do uso saudável das novas tecnologias, tendo como intuito o fornecimento de um acesso mais amplo ao conhecimento científico às famílias e à população em geral, a respeito do uso de recursos tecnológicos de maneira inteligente, abordando aspectos sociais, educacionais, e de saúde física e psíquica.

Acesse o edital do Reconecte na página do projeto

Já o projeto Famílias Fortes busca fortalecer vínculos para prevenção ao envolvimento com comportamentos de risco entre crianças e adolescentes de dez a 14 anos. O conteúdo é baseado na premissa de que as crianças se saem melhor em seu desenvolvimento social quando as famílias são capazes de estabelecer limites e regras de convivência e de expressar afeto e dar apoio adequado às crianças.

Acesse o edital do Família Fortes na página do projeto

 

Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos