Museus municipais podem se inscrever na 18ª Semana Nacional de Museus

Em 2020, a 18ª Semana Nacional de Museus será realizada de 18 a 24 de maio. Para participar da iniciativa, museus municipais podem se inscrever, até 8 de março, por meio de formulário eletrônico. O evento, que acontece anualmente em alusão ao Dia Internacional de Museus – celebrado em 18 de maio –, é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Nesta edição, o instituto pretende que os museus participantes promovam atividades com o intuito de proporcionar às respectivas comunidades a reflexão, a discussão e a troca de experiências acerca do tema da edição desse ano: Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão.

Os museus municipais que se inscreverem deverão realizar as atividades que propuserem, como exposições, visitas mediadas, exibição de filmes e palestras. Por sua vez, o Ibram mobilizará o setor museológico, divulgando a temporada cultural.

Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a 18ª Semana Nacional de Museus é uma iniciativa que fomenta a articulação do setor museológico brasileiro e, portanto, proveitosa para os museus municipais. Contudo, a entidade adverte aos Municípios interessados em participar para apresentarem propostas de eventos exequíveis, que respeitem as respectivas realidades em termos de recursos humanos, estruturais e financeiros.

Fonte: Confederação Nacional dos Municípios