Novo Ciclo do PAR: Saiba quais são as regras do quarto ciclo (2021-2024)

Plano de Ação Articulada garante apoio técnico e financeiro do MEC para educação

Desde a construção e ampliação de novas escolas, a aquisição de veículos e mobiliários à realização de cursos de formação educacional, é através do Plano de Ações Articuladas (PAR), que os municípios e o Distrito Federal são beneficiados com os recursos da União.

O PAR é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas, instituído por decreto, para o planejamento da política de educação que os municípios, os estados e o Distrito Federal elaboram para um período de quatro anos.

O objetivo é a promoção da melhoria da qualidade da educação básica pública, observadas as metas, diretrizes e estratégias do Plano Nacional de Educação; a elaboração de planos plurianuais das políticas de educação pelos entes federados, com foco na melhoria do acesso e permanência dos estudantes e na melhoria da qualidade da educação básica nas redes públicas de ensino; e a prestação de assistência técnica e financeira do MEC para apoiar a implementação das ações definidas nos planos plurianuais elaborados pelos entes.

Requisitos

O diretor da Desenvolver Treinamentos, Alyson Padilha, destaca que os gestores municipais e estaduais devem estar atentos às regras. “Uma das novidades do Novo Ciclo é a construção dos rankings os quais irão levar em consideração o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); atendimento no exercício anterior; capacidade operacional do ente federado; vulnerabilidade socioeconômica dos entes federativos e índice de distorção idade-série. Estes critérios irão definir as prioridades de atendimento”, ressalta Padilha.

A partir do diagnóstico e planejamento local, o PAR apresenta indicadores para quatro dimensões:

gestão educacional;

formação de professores, dos profissionais de serviço e apoio escolar;

práticas pedagógicas e de avaliação;

infraestrutura física e recursos pedagógicos.

Todos os estados, Distrito Federal e municípios que aderiram ao plano de metas do Compromisso Todos Pela Educação, podem elaborar o Plano de Ações Articuladas para receber apoio técnico e financeiro do MEC.

Passos

A elaboração do PAR compreende três passos na esfera estadual ou municipal:

Passo 1: Preenchimento de dados cadastrais do governador ou prefeito, secretário de educação e dos gestores envolvidos no planejamento;

Passo 2: Diagnóstico da educação estadual ou municipal;

Passo 3: Elaboração do plano com a escolha das ações.

Quando o PAR for concluído, técnicos do MEC analisam os dados e, se necessário, solicitam correções. O passo seguinte é a celebração de compromisso com cada unidade, seja estado ou município.

A Desenvolver Treinamentos possui uma equipe preparada para orientar os gestores municipais na elaboração do PAR com treinamentos on-line e presenciais.

Entre em contato conosco pelo e-mail contato@desenvolvertreinamentos.com.br ou pelos telefones (41) 3627-5874 ou (41) 99909-0689 e garanta apoio técnico e financeiro para a sua cidade.