Plano de Ação 2021-2024 prevê soluções de uso de internet no ambiente rural

Documento também prevê aquisição de tecnologias no campo

A Câmara do Agro 4.0, aprovou na última semana, as ações do Plano de Ação para o período 2021-2024.

Além da identificação e o desenvolvimento de soluções do setor, o documento foca na expansão do acesso à internet no campo e na aquisição de tecnologias e serviços inovadores no ambiente rural a um custo viável.

Com isso, espera-se o aumento da oferta de soluções inovadoras no mercado, por parte de empresas de base tecnológica, startups e integradoras, bem como a utilização dessas soluções no dia a dia das propriedades rurais do Brasil, em especial nas de pequeno e médio portes.

Participam da iniciativa representantes de entidades dos setores produtivo e de pesquisa agropecuária e de tecnologia do país, além de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

 

Agro 4.0

O propósito da Câmara do Agro 4.0 é implementar ações destinadas à expansão da internet no meio rural, ao aumento da produtividade no campo e à difusão de novas tecnologias e serviços inovadores nas propriedades rurais.

Cada vez mais, a tecnologia se torna um ponto chave para o aumento da produtividade e rentabilidade dos produtores, destacando o setor na economia global. Tanto que, hoje, cerca de 25% do PIB e 50% das exportações no país já estão relacionados à agropecuária e toda a sua cadeia produtiva. Em outra camada, expressões como Big Data, drones, IoT (Internet das Coisas), veículos autônomos e robótica também já fazem parte do cotidiano dos novos produtores rurais que são os protagonistas dessa revolução tecnológica do agronegócio.

Segundo levantamento divulgado em 2017 pela Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), 67% das propriedades agrícolas no país já utilizam algum tipo de inovação tecnológica em seus processos produtivos, seja dentro ou fora do campo – um dado que revela o quanto a inovação no agro é a resposta para os novos desafios.

 

Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.