PNLD 2021: Gestores educacionais já podem escolher livros didáticos do programa

Registros devem ser efetuados até o dia 11 de agosto

Gestores educacionais e diretores das escolas participantes do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNDL), já podem registrar a escolha das obras referentes a 2021.

As seleções são para livros didáticos por área de conhecimento e obras específicas, destinados ao ensino médio, e para utilização por três anos.

O registro deve ser realizado até o dia 11 de agosto pelo Sistema PDDE Interativo/Simec.

Orientações sobre a escolha:

  • As escolas com estudantes no ensino médio deverão registrar a escolha para áreas do conhecimento e para obras didáticas específicas.
  • Caso a escola opte por não utilizar qualquer uma das opções ofertadas, é obrigatório o registro no sistema de que não deseja receber o material daquela(s) opção(ões). Sem esse registro, o Simec apontará que deve ser enviado um dos títulos disponíveis de cada opção para todo o alunado.
  • A distribuição dos livros levará em conta o modelo de escolha que foi previamente definido pelo representante da rede de ensino a partir de decisão conjunta das suas escolas. Para qualquer modelo, deve ser garantido que cada escola participante do PNLD continue registrando suas escolhas individualmente e de acordo com a decisão de seu corpo docente.
  • É obrigatória a inclusão da ata de reunião da escolha no Sistema PDDE Interativo/Simec. A não inclusão obriga as escolas a apresentar uma justificativa.
  • As escolas precisam informar sobre a visita de representante de editoras que realizou divulgação de material do PNLD em sua unidade.

Caso algum gestor municipal ou estadual não tenha acesso ao Sistema PDDE Interativo/Simec, a secretaria de educação deverá providenciar a liberação. Os gestores das escolas federais deverão encaminhar a solicitação de acesso acompanhada do termo de posse e de um documento de identificação digitalizados para livrodidatico@fnde.gov.br. O acesso ao sistema é feito com o CPF do gestor de cada escola com uma senha pessoal e intransferível.

A escolha deverá ser realizada a partir de uma reflexão coletiva entre os professores, com base nas orientações constantes no Guia do PNLD 2021.

Acesse as orientações sobre o processo de escolha no portal do FNDE.

 

Com informações do FNDE.