Por dentro do Portal FNS

No Portal FNS você encontra ferramentas e informações sobre recursos destinados ao financiamento do SUS. Conheça algumas das funcionalidades:

Em “Repasses do dia” é possível consultar os repasses realizados diariamente para os municípios; consultar pagamentos consolidados e detalhados; convênios, TED e termos de cooperação; gráfico comparativo de pagamentos por ano; descontos MAC e saldo das contas correntes Fundo a Fundo.

fns portal1

Se você quer saber mais sobre convênios, na aba “Consulta de Convênios, TED e Termo de cooperação” você encontra detalhes sobre os financiamentos destinados a convênios, organizado município a município.⠀

Se for parlamentar, na sessão “Ambiente parlamentar” pode acompanhar propostas e diligências cadastradas.⠀

As entidades podem acessar o “Gerenciamento de objetos e propostas” para conhecer os programas disponíveis, cadastrar novas propostas, além de gerenciar e acompanhar todos os recursos recebidos.⠀

Se quiser mais facilidade para fazer tudo pelo smartphone, no botão “Aplicativos” você encontra os apps do FNS: Emenda Parlamentar e InvestSUS.

fns portal2

Em “Gráficos comparativos por ano” os repasses anuais são apresentados em forma de gráficos para uma comparação rápida e clara dos investimentos destinados a cada bloco.

Se você quer consultar o saldo das contas do seu município, a  aba “Consulta de Saldo de Contas” apresenta as movimentações de transferências nas contas dos fundos municipais, estaduais e do Distrito Federal vinculadas ao Fundo Nacional de Saúde, demonstrando o histórico de saldos e repasses.

Em “Consulta à Desconto MAC” é possível consultar todos os descontos concedidos no âmbito do teto financeiro da média e alta complexidade. Além disso, aqui você pode se informar sobre o motivo de cada desconto, como acontece com empréstimos consignados, hospitais universitários, acordos e decisões judiciais, entre outros.

fns portal3

Agora é só navegar em portalfns.saude.gov.br e ajudar a construir um Brasil mais saudável.

 

Fonte: FNS