Prêmio reverencia ações que reforçam a Produção Associada ao Turismo

Iniciativas desenvolvidas no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco favorecem a união entre o setor e atividades de base local

Promover a integração de atributos regionais à cadeia de valor do turismo, de forma a aprimorar a experiência de visitantes em destinos brasileiros. Este é o objetivo comum que une três iniciativas reconhecidas no 2º Prêmio Nacional do Turismo na categoria Produção Associada ao setor, cujos vencedores foram anunciados em dezembro na capital mineira, Belo Horizonte.

O primeiro lugar na área coube ao Passeio Histórico, Cultural e Gastronômico com o Chef, idealizado por Dann Mattos, de Petrópolis (RJ). Proprietário do Le Coq Bar & Bistrô, o especialista usa produtos locais nos pratos e organiza visitas a pequenos fábricas de queijos, doces e bebidas, além de atrativos da Estrada Real. “Tenho orgulho de poder usar a gastronomia para contribuir para mudar a realidade da comunidade rural”, comemora o chef.

A segunda posição foi conquistada pelo Circuito Sapucaí de Gastronomia e Arte, cenário, desde 2017, de um festival que valoriza a culinária e a cultura dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri (MG). Sérgio Soares, presidente da Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas, promotora do evento, destaca o potencial do encontro. “O ‘Arte e Sabor’ já foi realizado em 23 municípios, movimentou mais de R$ 400 mil e atraiu mais de 50 mil pessoas”, relata.

Já o Festival da Tapioca de Olinda (PE) ficou com o terceiro lugar. Organizado conjuntamente pelo poder público e a iniciativa privada, o evento permite degustar a iguaria e movimenta cerca de R$ 2 milhões em três dias, oferecendo ainda aulas gastronômicas e artesanato. “Passamos a fazer parte do calendário nacional e internacional, enaltecendo o belo trabalho das tapioqueiras e toda a nossa riqueza cultural”, enaltece o secretário-executivo de Turismo de Olinda, Uyrandei Lemos.

A 2ª edição do Prêmio, realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional de Turismo, reconhece iniciativas e profissionais inovadores, que tenham contribuído significativamente para a expansão do setor (Conheça aqui todos os trabalhos). Além de aclamar ações, a seleção busca estimular a multiplicação de boas práticas, como forma de aperfeiçoar o mercado de viagens. O anúncio dos vencedores ocorreu durante a 1ª Semana Nacional do Turismo, realizada de 3 a 6 de dezembro em Belo Horizonte.

 

Fonte: Ministério do Turismo