Produtos da sociobiodiversidade brasileira ganham destaque no Iufro 2019

Visitantes podem conhecer, degustar e adquirir produtos originários dos biomas da Amazônia, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e Caatinga

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), promoveu uma mostra com produtos da sociobiodiversidade e da agricultura familiar dentro do 25º Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (Iufro, na sigla em inglês). O evento aconteceu recentemente, no espaço Expo Unimed, em Curitiba.

Os visitantes puderam conhecer, degustar e adquirir produtos originários dos biomas da Amazônia, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e Caatinga, produzidos por agricultores familiares de 53 empreendimentos, representados por centrais de cooperativas e singulares. A iniciativa foi resultado de parceria entre o Mapa, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

“A SAF tem um conjunto de ações de apoio à promoção comercial e à participação de produtores e cooperativas familiares em eventos nacionais e internacionais. Estamos trabalhando forte na ampliação do acesso aos mercados para produtos oriundos dos diversos biomas brasileiros. Durante os eventos, esses empreendimentos têm a oportunidade de realizar a divulgação dos seus produtos, visando a geração de novos negócios e parcerias”, destacou o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke.

A estrutura montada no evento teve duas áreas que totalizaram 180 m². Na primeira, ocorreu uma exposição sobre os biomas brasileiros e a divulgação das políticas públicas socioambientais do Brasil voltadas para os moradores das regiões prioritárias para a preservação e a conservação de florestas e parques federais, como ribeirinhos, moradores de Reservas Extrativistas (Resex), povos e comunidades tradicionais. Na segunda área, foi realizada a apresentação e a comercialização de produtos da agricultura familiar característicos da sociobiodiversidade brasileira.

Congresso mundial

Com o tema “Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável”, o Iufro 2019 teve debates sobre diversos aspectos ligados à pesquisa florestal. O Congresso foi uma oportunidade para troca de experiências e conhecimento em inovações tecnológicas, bem como para atualização sobre os mais recentes resultados de pesquisa e as tendências para o futuro da pesquisa florestal e agroflorestal em todas as partes do globo.

Na programação, sessões plenárias, com palestras; sessões técnicas, com discussões temáticas e apresentação de trabalhos; sessões pôster, com divulgação de pesquisas realizadas ao redor do mundo; excursões, com visitas a diversos locais de interesse na temática florestal e agroflorestal; eventos na cidade, integrando os participantes e a cidade em atividades com a temática florestal; e exposição temática, com produtos, tecnologias e serviços à disposição do setor florestal e da pesquisa florestal e agroflorestal.

 

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento