Recursos Educacionais Digitais no PNLD 2021 recebe inscrições até 25 de junho

Editores interessados devem inscrever suas coleções no sistema PNLD Digital

Com o intuito de ampliar os materiais didáticos de estudantes e professores do ensino médio, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) abriu prazo para inscrição de coleções do Objeto 4 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2021). Editores interessados em participar devem inscrever seus Recursos Educacionais Digitais (REDs), voltados para estudantes e professores do ensino médio público, até dia 25 de junho, já no novo sistema de inscrição, o PNLD Digital.

O novo sistema do FNDE, que vai receber os REDs por meio de upload das obras. Em formato digital, os materiais podem passar por todas as etapas da aquisição com segurança de dados e com acesso garantido para todas as escolas ao final do processo. O PNLD Digital é uma ferramenta desenvolvida para atender às novas necessidades educacionais da atualidade.

Os REDs devem ser inscritos em coleções, em duas categorias principais: por área do conhecimento e temas integradores.

Na categoria 1, os editores podem inscrever uma coleção por área de conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Língua Inglesa e Língua Portuguesa (Práticas de Linguagem).

Na categoria 2, podem ser inscritas até duas coleções, abordando todos os temas integradores: STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática; Protagonismo Juvenil; Mídia-Educação e Mediação de Conflitos. Todas as coleções devem ser formadas por uma série de itens, como manual do professor digital, videoaulas e propostas de instrumentos pedagógicos, entre outros.

Para se cadastrarem no Objeto 4 do PNLD 2021, os editores precisam acessar www.fnde.gov.br/pnlddigital e fazer a solicitação de cadastramento diretamente no sistema PNLD Digital.

 

Com informações do FNDE.