Sistema do FNDE permite escolas públicas compartilharem materiais didáticos

Ferramenta de remanejamento está disponível na plataforma PDDE Interativo/SIMEC

Com o objetivo de garantir material didático adequado aos alunos da rede pública de ensino, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizou uma ferramenta de remanejamento de livros.

A plataforma está disponível para todas as escolas participantes do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

É fundamental que as unidades escolares acessem o sistema, ofertem os livros excedentes e busquem os materiais ainda faltantes. Essa troca é essencial para o bom funcionamento do programa. É importante ressaltar que é de responsabilidade das unidades escolares manter atualizadas suas informações cadastrais e os quantitativos de sobras e faltas de livros em suas escolas.

A coordenadora-geral do PNLD, Nádja Cézar, destaca a importância de as escolas participarem dessa realocação. “O remanejamento é uma ação essencial para contornar as oscilações de alunado, tão comuns em nossas escolas. O intercâmbio de livros entre unidades próximas ajuda a garantir que todos os estudantes recebam seus livros didáticos”, explica.

O sistema de remanejamento está disponível na plataforma PDDE Interativo/SIMEC, que foi atualizada recentemente. A ferramenta fica permanentemente disponível para que as escolas realizem as trocas dos livros didáticos sempre que precisarem.

 

Com informações do FNDE.