Sistema Ideb por Escola já está disponível

Complementar aos instrumentos de divulgação dos índices de 2019, sistema permite contextualizar resultados com informações das escolas e comparar unidades

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, no dia  27 de novembro, o Ideb por Escola. O sistema complementa os instrumentos de divulgação dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2019. O Ideb por Escola permite a contextualização dos resultados alcançados com outras informações do contexto escolar e a comparação com outras escolas a partir de características de interesse.

Além da consulta ao índice e aos seus componentes, o sistema possibilita o acesso a dados referentes à complexidade da gestão escolar e às práticas pedagógicas inclusivas. É possível acessar informações sobre infraestrutura básica, espaços de aprendizagem, equipamentos e saber mais sobre a organização da unidade de ensino. O sistema ainda apresenta a taxa de participação de cada escola no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a comparação do desempenho com escolas de perfis variados. Para melhor entendimento, as notas técnicas dos indicadores utilizados também podem ser consultadas.

Resultados – Os resultados do Ideb 2019 foram apresentados, em coletiva de imprensa, no mês de setembro, pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep. O índice mensura o desenvolvimento do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes no Saeb e a taxa de aprovação escolar.

Ideb – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações de larga escala. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Saeb.

Acesse o sistema do Ideb – Resultados e metas

Confira a apresentação do Ideb 2019

Acesse os resultados do Ideb 2019

Confira a Nota Informativa do Ideb 2019

Acesse o Resumo Técnico 2019

Acesse o sistema Ideb por Escola

 

 

Fonte: Portal Gov.br