Startups de geolocalização, telemedicina e telepsicologia se destacam no evento InovAtiva Conecta

Promovido pelo Ministério da Economia e ABstartups, evento reúne empreendedores, governo, empresas e investidores envolvidos no combate ao coronavírus

Startups que informam a geolocalização de aglomeração de pessoas e que oferecem atendimento remoto médico e psicológico a brasileiros foram destaques no segundo demoday (evento de curtas apresentações) on-line “InovAtiva Conecta: Covid-19”.

Essa foi a segunda edição do evento, realizado pelo InovAtiva Brasil, programa de aceleração de startups do Ministério da Economia, em parceria com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), para promover a conexão entre empreendedores que têm soluções inovadoras para enfrentar a crise do coronavírus e representantes do governo, empresas e investidores envolvidos no combate ao avanço da Covid-19 no Brasil.

Na ocasião, dez startups se apresentaram. Foram apresentados cinco desafios de inovação para as startups propostos pela equipe técnica do Ministério da Saúde:

1) Testes rápidos para Sars-CoV-2 e Covid-19;
2) Monitoramento de indivíduos positivos para Sars-CoV-2  e Covid-19;
3) Atendimento remoto: telemedicina e telepsicologia;
4) Comportamento epidemiológico do Sars-Cov-2; e
5) Soluções preditivas de surtos e de toxicidade.

A InLoco e a Cyberlabs apresentaram soluções para evitar aglomerações de pessoas. A primeira startup desenvolveu um “Índice de Isolamento Social” que pode informar às autoridades responsáveis as localidades onde a população não está seguindo as orientações de distanciamento social.

No setor de atendimento remoto a brasileiros em isolamento social, a startup Portal Telemedicina apresentou solução global de medicina a distância para orientação, triagem, consulta e monitoramento, unindo inteligência médica e tecnologia no combate à Covid-19. Outras seis empresas apresentaram produtos e serviços de telemedicina, telepsicologia e tecnologias para otimizar a orientação, triagem, monitoramento e jornada dos pacientes em tratamento.

A startup WIER, que tem soluções para higienização avançada, oxi-sanitização e tratamento de efluentes, explicou o funcionamento de equipamento desenvolvido com Tecnologia de Plasma Frio e Ozônio que consegue inativar 99,99% dos vírus em ambientes.

A íntegra do demoday está disponível no canal do Youtube do InovAtiva Brasil.

Outras informações sobre o “InovAtiva Conecta: Covid 19” podem ser acessadas no hotsite do Inovativa Brasil, criado para reunir oportunidades para empreendedores, recursos, chamadas e conteúdos ligados à crise da Covid-19.

As soluções das startups

In Loco: Índice de Isolamento Social, solução SaaS para ajudar no controle à propagação da Covid-19, aponta no mapa áreas em que a população não está aderindo à quarentena e que são áreas de risco de contágio.

Cyberlabs: Usa Inteligência Artificial para identificar aglomeração de pessoas em locais externos em tempo real, disponibilizando insights para avaliação da vulnerabilidade dos bairros e conter a propagação da Covid-19.

WIER: Equipamento desenvolvido com Tecnologia de Plasma Frio e Ozônio que consegue matar ou inativar 99,99% dos vírus em ambientes, diminuindo a proliferação e a disseminação da Covid-19.

Portal Telemedicina: Solução global de medicina a distância para orientação, triagem, consulta e monitoramento, unindo inteligência médica e tecnologia no combate à Covid-19.

NeuralMed: Usa Inteligência Artificial (Deep Learning) para a análise de imagens de Raio-X de tórax para triagem de casos de Covid-19 e casos graves, agilizando o fluxo do PS dos hospitais.

Laura P.A. Digital: O Laura P.A. Digital é uma plataforma de Inteligência Artificial que acompanha e faz a gestão da jornada do paciente desde a avaliação pré-hospitalar até o monitoramento pós-hospitalar.

BeeRads: Plataforma de telemedicina que realiza triagem de forma automatizada dos pacientes suspeitos de terem contraído a Covid-19, encaminhando-os para teleconsulta e reduzindo impacto no sistema de saúde.

Caren: Sistema de autoavaliação, monitoramento de sintomas e triagem on-line para o Coronavírus, por meio de um chatbot inteligente.

Psicologia Viva: Plataforma de telemedicina na área de psicologia que funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana, com psicólogos autorizados e plataforma segura.

OPSICO: Plataforma de saúde mental para indivíduos e empresas que visa a conectar psicólogos e pacientes por meio de um ambiente simples e digital.

Fonte: Portal Gov.br