Turismo: Edital irá selecionar instituição para subsidiar a criação da Rede Brasileira de Cidades Criativas

Objetivo é estimular cidades a usarem o capital criativo e inovador para promoção do desenvolvimento econômico e social

Segundo dados do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), o Brasil ocupa posições de liderança global na contribuição do Turismo para a economia, representando 8,1% do PIB nacional e 7,5% dos empregos gerados no país.

Com o objetivo de estimular o crescimento econômico de municípios brasileiros por meio do turismo e da economia criativa, o Ministério do Turismo em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), planeja implementar no país a Rede Brasileira de Cidades Criativas, através de chamamento público para seleção de uma instituição para auxiliar na criação de um modelo conceitual para o desenvolvimento da rede.

A instituição contratada deverá fazer o levantamento de informações e a elaboração de um documento referência com diretrizes, estratégias e critérios de inserção de cidades criativas na rede brasileira.

As propostas podem ser enviadas até o dia 1º de março.

 

Cidades Criativas

A ideia da Rede Brasileira de Cidades Criativas é estimular cidades a usarem o capital criativo e inovador para promoção do desenvolvimento, com incentivo à adoção de ações locais e territoriais que reúnam, primordialmente, os governos municipais, empreendimentos e agentes criativos, gerando oportunidades de negócios, emprego, trabalho, renda e o pleno exercício da cidadania.

“A proposta é potencializar a indústria criativa em todo o país, alavancando o desenvolvimento econômico e social das comunidades. Com mais de 5.500 municípios, o Brasil tem potencial para usar a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento”, destaca o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França.

Atualmente, dez cidades brasileiras fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que, desde 2004, reconhece mundialmente esforços de cidades para colocar a economia criativa, por meio de projetos turísticos e culturais, no centro de planos de desenvolvimento urbano. São elas: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes populares; Salvador (BA), na música; e Santos (SP), no cinema.

 

Com informações do Ministério do Turismo.